Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TRANSTORNO DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE ( TDAH )

O TDAH PARECE SER RESULTADO DO PROCESSAMENTO ANORMAL DE INFORMAÇÕES NAS ÁREAS CEREBRAIS,RESPONSÁVEIS PELA EMOÇÃO, PELO CONTROLE DOS IMPULSOS E MOVIMENTOS.
DIANTE DE TAREFAS QUE REQUERIAM VELOCIDADE,EFICÁCIA E RESISTÊNCIA ,O DESEMPENHO DO CÉREBRO DESPENCA.A FALTA DE ESTÍMULO LEVA AO TÉDIO
PARA SE PROTEGEREM CONTRA SENTIMENTOS INVASIVOS DE ANSIEDADE DIFUSA,DE FRUSTAÇÃO,DE REVOLTA,DESENVOLVERAM DIVERSOS SINTOMAS DE TDAH,QUASE SEMPRE EM UM CONTEXTO RELACIONAL BASTANTE CONFLITUOSO.
APA ( 1968 ), AGRUPA OS PROBLEMAS DE HIPERATIVIDADE,DE AGITAÇÃO, DE DISTRAÇÃO E DE FALTA DE ATENÇÃO SOB A DENOMINAÇÃO DIAGNÓSTICA DE REAÇÃO HIPERCINÉTICA DA INFÂNCIA.
NÃO É POSSÍVEL FAZER UMA AVALIAÇÃO DEFINITIVA ANTES DOS 03 ANOS DE IDADE.
DEFICIT DE ATENÇÃO FICA CLARO QUANDO SE PADE ÁS CRIANÇAS QUE CONTROLEM SEU COMPORTAMENTO INTERROMPENDO UM ATO IMPULSIVO OU MANTENDO UM ALTO NÍVEL DE PERFORMANCE NAS TAREFAS.
O LOBO FRONTAL E O CEREBELO SÃO MENORES.
O NEURO TRANSMISSOR DOPAMINA TEM IMPORTANTE ATUAÇÃO NA UNIDADE RESPONSÁVEL PELO GERENCIAMENTO DAS EMOÇÕES E PELA AVALIAÇÃO DAS SITUAÇÕES E COMPORTA ESTRUTURA ADEQUADA COMO A AMÍGDALA ( CENTRO DE IDENTIFICAÇÃO DO PERIGO ), O HIPOCAMPO 9 LIGADO Á MEMÓRIA DE LONGA DURAÇÃO ) , O TÁLAMO ( ENVOLVIDO NA REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO EMOCIONAL), HIPOTÁLAMO ( COMPORTAMENTO ) ENTRE OUTRAS. ESTUDOS MOSTRAM QUE A MEDIAÇÃO DOS RECEPTORES DE DOPAMINA É FRACA EM ALGUMAS CRIANÇAS COM TDAH.
COMBINADOS EVIDÊNCIAS DOS NEUROTRANMISSORES E DAS IMAGENS CEREBRAIS INDICAM A POSSIBILIDADE DE O CÉREBRO DE CRIANÇAS COM TDAH TER UMA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DIFERENTE.
CONSUMO DE ÁLCOOL E NICOTINA DURANTE A GRAVIDEZ AUMENTA O RISCO DE TDAH NOS BEBES E CONTRIBUI PARA A PREMATURIDADE EXTREMA, BAIXO PESO E ALERGIAS ALIMENTARES.
PSICO-ESTIMULANTES SOLUCIONAM O DESEQUILÍBRIO DE BASE GENÉTICA DA DOPAMINA NAS REGIÕES DO CÉREBRO RESPONSÁVEIS POR AUT-REGULAÇÃO, CONTROLE DOS IMPULSOS E PERCEPÇÃO.
APANHADO HISTÓRICO
NUNCA FOI POSSÍVEL ESTABELECER UMA ETIOLOGIA ORGÂNICA,SITUAÇÃO QUE LEVOU ALGUNS PESQUISADORES A ABANDONAR A ABORDAGEM BIOLOGIA,E OUTROS A PROPOR CONCEITOS AMPLOS COMO: LESAÕ CEREBRAL MÍNIMA E DEPOIS DISFUNÇÃO CEREBRAL MÍNIMA ( STRAUSS E WERNER,1949.
FONTE E DEVIDOS CRÉDITOS PARA: PORTAL EDUCAÇÃO E SEUS RESPECTIVOS AUTORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário